Em meio a muitas turbulências da última semana, especificamente, sobre o câmbio, em que ocorre o impacto da desvalorização cambial na vida das pessoas e das empresas direcionando o olhar de todos para esta situação, irei abordar o tema da inovação. Ressalto que haverá muita turbulência neste mercado, tanto internas como externas, no entanto, as circunstâncias internas é que poderão afetar mais o câmbio. E o que a "floresta tropical" tem a ver com o esse fenômeno? Não necessariamente muita coisa. Contudo, o que este texto se propõe é discutir sobre tecnologia, inovação e ambientes empreendedores como forma de superar as adversidades advindas deste cenário.
Mas vamos ao assunto da "moda". A denominação "floresta tropical" é uma metáfora para descrever os ambientes destinados ao "surgimento e crescimento da inovação e empreendedorismo, mas também chamando a atenção para as ervas daninhas, tudo isso para o entendimento e construção das condições para a formação de novos "Vales do Silício". E tantos outros espaços como esse pelo mundo.
Dito isso, me parece bastante interessante o uso da metáfora para estes ambientes de inovação. E o que isso quer caracterizar? Uma floresta é composta por vários animais, seres vivos, microrganismos e etc. Um ambiente de muita interação e de liberdade, elementos básicos e essenciais para as inovações e o empreendorismo. Quando se cria um ambiente favorável para se inovar as pessoas que vivem neste contexto, se souberem se apropriar destes potenciais, com toda a certeza conseguirão desenvolver um ambiente de alta performance. E essa correlação que se faz com a floresta, onde os animais, se vivem, ali com muita liberdade, conseguem enfrentar as dificuldades, vencer os riscos, crias estratégicas e planejar o seu plano de sobrevivência. E assim é o cenário empresarial.
Então, em muitos espaços como as incubadoras, por exemplo, deve-se possibilitar aos agentes que as compõem um ambiente semelhante a uma floresta, cheio de desafios e adversidades, bem como uma infinidade de possibilidades e potencialidades, tal como o mercado. Os animais na floresta buscam através do instinto e da liberdade construir espaços favoráveis à sua sobrevivência. E o que nos diferencia deles é exatamente a nossa capacidade de pensar sobre o que fazemos e não agirmos apenas instintivamente, mas construirmos soluções para a nossa vida e realidade. Portanto, para empreender é preciso de motivação, mas, principalmente, competência técnica e sabedoria.
A interação relacional e os aspectos financeiros são fundamentais para o sucesso e para a concretização dos negócios. O entendimento da liberdade econômica também é essencial no ambiente de inovação. Espero que em várias cidades e em ambientes inovativos, floresça a "floresta tropical", e não o deserto!